Málaga é aquela cidade que consegue juntar história, cultura e relaxamento à beira-mar de forma natural. Desde as fortalezas árabes no alto das colinas até as praias do Mediterrâneo, cada parte da cidade tem algo especial a oferecer. Quando estive por lá, percebi como Málaga é vibrante e acolhedora, ao mesmo tempo em que carrega séculos de história em suas ruas e monumentos. Neste post eu vou te contar um pouquinho sobre as principais atrações de Málaga e como esse mix entre o antigo e o moderno torna a cidade irresistível.
Mapa do centro histórico de Málaga
Antes de mais nada, quero te dar uma noção de onde ficam as principais atrações no centro histórico de Málaga. Por isso, coloquei esse mapinha aqui pra te ajudar a planejar as andanças por lá.
Principais atrações de Málaga
Então, a partir de agora, vou te levar pra passear pelas principais atrações de Málaga, aquelas que você deve considerar na hora de planejar sua primeira visita à cidade. Bora?
Centro histórico de Málaga
Assim que você começa a explorar o Centro Histórico de Málaga, você logo percebe a mistura entre o passado e o presente nesta cidade. A imponente Alcazaba, que domina a paisagem lá no alto, é um dos maiores resquícios da ocupação muçulmana na cidade. Suas muralhas antigas oferecem uma vista incrível, mas o que realmente impressiona é caminhar pelo Teatro Romano logo ao lado, outro símbolo emblemático do passado.
Pertinho dali está a famosa Catedral de Málaga, que nunca foi concluída e, por isso, ganhou o apelido de La Manquita (“a maneta”). A visita vale cada segundo, seja para admirar a arquitetura ou para explorar seu interior.
Não dá para deixar de mencionar o Castelo de Gibralfaro, essa construção que serviu de escudo para o Alcazár de Málaga e que oferece uma das melhores vistas da cidade e do Mar Mediterrâneo. A subida é um pouco íngreme, no entanto, quando você chega ao topo e contempla Málaga lá de cima, percebe que o esforço valeu a pena.
Museus de Málaga
Além de história, a cidade também tem um forte lado artístico, afinal de contas, estamos falando da terra natal de ninguém menos que Pablo Picasso. Então, dentre as principais atrações de Málaga, os admiradores do artista não podem perder a oportunidade de conhecer o Museu Picasso, que abriga algumas das suas obras mais icônicas.
Outro ponto alto da cidade é o Centro Pompidou Málaga, impossível passar despercebido com seu cubo colorido icônico à beira do mar. Aqui, o foco fica na arte contemporânea, com exposições sempre trazendo algo novo e instigante pros visitantes. Neste contexto, também vale a pena passar no Museu Carmen Thyssen, que tem uma coleção fantástica de arte espanhola.
Por sua vez, o Museu de Málaga oferece uma visão, digamos, mais “tradicional” da história da cidade, com artefatos que contam um pouco da evolução desse lugar ao longo dos séculos (e milênios). Contudo, se você gosta busca assuntos mais “diversos” pra explorar, uma das principais atrações de Málaga inclui um combo interessante de carros antigos e moda de época: o Museu Automobilístico e da Moda.
Praia de Málaga e Passeios à Beira-Mar
Uma coisa é certa quando se trata das principais atrações de Málaga: falou em Málaga, falou em praia! Dito isso, a Praia de La Malagueta é parada obrigatória.
Por outro lado, se o seu lance é mais “observar à distância”, o calçadão também é perfeito, ainda mais se você esticar a caminhada até o moderno Muelle Uno, a área do porto reformada com bares, lojas e restaurantes. Tem jeito melhor de encerrar suas andanças por Málaga?
Outros cantinhos especiais em Málaga
No coração de Málaga, a Calle Larios é a principal rua de comércio, repleta de lojas e cafés cheios de charme. É o tipo de lugar que você precisa explorar sem pressa.
No entanto, se você se interessa pela cultura de touradas da Espanha, você pode querer incluir a Plaza de Toros La Malagueta nas suas andanças. Nós, particularmente, somos avessos à essa prática e optamos por não fomentar esses eventos, mas é claro que, ainda assim, adoramos dar uma olhadinha nessas imponentes construções espalhadas pelo país.
DICA: A Plaza de la Merced, local de nascimento de Pablo Picasso, é um espaço vibrante e, ao mesmo tempo, histórico. Em outras palavras, um ótimo lugar para fazer uma pausa.
Eu, como viajante, tenho alguns “princípios”, digamos assim, que são inegociáveis. Um deles é SEMPRE VISITAR O MERCADO LOCAL. Sempre. E o Mercado de Atarazanas em Málaga merece a sua visita. A energia é contagiante e os sabores, deliciosos.
Por fim, é IMPOSSÍVEL passear por Málaga sem notar o Parque de Málaga (e se apaixonar completamente por ele)! Essa joia verde no meio da cidade é SIM uma parada obrigatória pra todo e qualquer viajante!
Acho que deu pra perceber que Málaga me encantou, mesmo em uma visita rápida, tamanha a sua diversidade e riqueza cultural. Ou seja, Málaga é um daqueles destinos que não cansa de surpreender, e sempre deixam um gostinho de quero mais!
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha