Madrid – Um guia sobre os bairros de Madrid e suas atrações

Madrid é uma cidade rica em cultura, história e diversidade, refletida em seus diversos bairros, cada um com sua própria identidade e charme. Explorando os bairros de Madrid você irá se deparar com tantas construções clássicas que você checar o calendário o tempo todo pra ter certeza de que não entrou numa máquina do tempo ao invés de num avião. Neste post, vou tentar resumir o que você pode esperar de cada zona turística dessa cidade onde tradição e modernidade se encontram em perfeita harmonia.

Mapa das zonas turísticas ou bairros de Madrid

Ainda que a divisão de bairros de Madrid possa variar um pouco conforme a fonte que você consulte, as principais zonas turísticas acabam sendo as mesmas. Por isso, a ideia do mapa abaixo é te dar uma noção dessa organização e te ajudar a se localizar conforme explora as inúmeras atrações de lá.

Principais zonas turísticas ou bairros de Madrid

Então, a partir de agora, vou te levar pra passear pelos principais bairros de Madrid e te contar o que elas têm de interessante pra ver e fazer. Vamos lá?

Madrid de las Austrias

A área de Austrias é um dos bairros de Madrid com os registros históricos mais fascinantes, conhecida por suas ruas estreitas e praças encantadoras. O bairro é uma verdadeira vitrine da arquitetura espanhola, com edifícios que remontam ao Século de Ouro. É aqui, por exemplo, que você encontra o imponente Palácio Real, com o vizinho Campo del Moro, e a Catedral de Almudena.

Plaza Mayor

Mas as atrações não param por aí: aqui você poderá visitar o Teatro Real, andar pela Calle Mayor e se embasbacar com a incrível praça principal daqui, a Plaza Mayor.

Mercado de San Miguel

Além disso o Mercado de San Miguel é praticamente uma parada obrigatória pra quem visita a cidade pela primeira vez, mas, também, para aqueles que visitam pela segunda, terceira, quarta….ou milésima! É simplesmente perfeito!

DICA: A “barraca” de azeitonas do Mercado San Miguel é quase uma atração por si só, ou, pelo menos, deveria ser. Tivemos o prazer de ir lá não uma, mas duas vezes, e sempre voltarei se tiver uma chance.

Olha o tamanho dessas azeitonas, minha gente!

O restaurante mais antigo do mundo fica em Madrid!

CURIOSIDADE: Bem próximo ao Mercado de San Miguel, você vai encontrar o Restaurante Sobrino de Botín (bem aqui), declarado pelo Guinness Book como o MAIS ANTIGO DO MUNDO (e em ininterrupto funcionamento desde então)! Fundado em 1725, ele é uma das referências da melhor cozinha tradicional em Madrid. Tanto é, que a revista Forbes o listou entre os 10 melhores restaurantes clássicos do mundo, graças aos seus leitões e cordeiros assados ao melhor estilo castelhano!

Sol

Dentre os bairros de Madrid, podemos afirmar que Sol é o seu coração pulsante. Mais especificamente, a praça de Puerta del Sol, onde você encontra o famoso relógio da cidade e a Estátua do Urso e do Medronheiro, símbolo de Madrid. Além disso, a área é um ótimo ponto de partida para explorar outras atrações da cidade e tem na deslumbrante Gran Vía sua principal via de deslocamentos.

DICA: A Casa de Diego, bem aqui no centro da Puerta del Sol, é um dos estabelecimentos mais tradicionais da capital espanhola, responsável por fazer leques lindíssimos, bem como diversos outros acessórios, desde 1858.

Casa de Diego em Madrid - Magu Mathias
Leques da Casa de Diego em Madrid - Magu Mathias

Nós não só entramos na loja pra babar nos seus produtos, como eu fiz questão de levar um exemplar dos tradicionais leques espanhóis pra minha mamis!

La Latina

La Latina é um dos mais autênticos e encantadores bairros de Madrid, famoso por suas ruas de paralelepípedos e atmosfera boêmia. O bairro é conhecido por sua vida noturna animada, com bares e restaurantes que permanecem abertos até tarde, especialmente na famosa Calle Cava Baja. Além disso, não deixe de visitar a Plaza de la Cebada, onde você pode sentir a energia local.

Lavapiés

Lavapiés é um dos mais vibrantes bairros de Madrid. Com suas ruas estreitas e coloridas, o bairro é um caldeirão de culturas com opções gastronômicas que vão desde tapas tradicionais até pratos de diferentes partes do mundo. Por exemplo, no Mercado de San Fernando você pode provar delícias locais e internacionais. Além disso, Lavapiés também é famoso por sua cena cultural, com teatros, galerias de arte e eventos comunitários frequentes.

Bairro das Letras

A área chamada de “Barrio de las Letras” é um dos lugares mais charmosos de Madrid, repleto de história e cultura. Lar de grandes escritores do Século de Ouro Espanhol, como Cervantes e Lope de Vega, suas ruas são adornadas com belas placas que homenageiam esses autores, o que acaba criando uma atmosfera literária única.

Paseo del Arte

Culturalmente falando, o Paseo del Arte é um dos bairros de Madrid mais importantes, já que é aqui que estão alguns dos museus mais renomados da cidade e, por que não dizer, do mundo! A famosa “Tríade da Arte” inclui o Museu do Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Reina Sofia, onde você pode admirar obras de artistas como Velázquez, Goya e Picasso. No entanto, mesm que você não seja um apreciador de museus, o ambiente ao longo do Paseo del Prado por si só já é uma atração, repleto de jardins e esculturas. E, além da arte, a área conta com diversas opções de cafés e restaurantes, perfeitos para uma pausa entre as caminhadas.

Além disso, é impossível vir até essa região de Madrid e não ficar embasbacado com a Plaza de Cibeles, que recebe esse nome em homenagem à deusa romana da fertilidade ou da natureza, ou, se você preferir a mitologia grega, a titã Reia, esposa de Cronos.

Retiro

O bairro do Retiro, ao redor do lindíssimo Parque do Retiro, é um refúgio verde no coração de Madrid. É o lugar perfeito para caminhadas, piqueniques e até passeios de barco no lago. O Palácio de Cristal é de uma beleza surreal, e você também não pode deixar de visitar La Rosaleda, principalmente na primavera, quando fica forrado de rosas. Durante os fins de semana, você pode aproveitar eventos ao ar livre e exposições no parque, tornando o Retiro um lugar ideal para aproveitar tanto a natureza, quanto a cultura madrilenha.

CURIOSIDADE: Lá dentro você encontra o Bosque del Recuerdo, um monumento construído em memória às 192 vítimas dos atentados de 11 de março de 2004 em Madrid. Está próximo à Estação de Atocha, que foi um dos locais atacados por terroristas da Al-Qaeda.

Bosque del Recuerdo em Madrid - Magu Mathias

Salamanca

Salamanca é um dos bairros de Madrid mais elegantes e sofisticados, com diversas lojas de luxo, boutiques de designers famosos e marcas renomadas. Ou seja, um verdadeiro paraíso para os amantes de compras. Suas ruas, como, por exemplo, a Calle Serrano, ostentam os mais belos edifícios históricos da cidade. Além disso, Salamanca se firmou como um oásis de excelência gastronômica, com diversos restaurantes de alta qualidade.

Chamartín

Chamartín é um bairro moderno e tranquilo de Madrid, conhecido por suas amplas avenidas e áreas residenciais. A área é também lar do Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, ou seja, um enorme atrativo pra fãs de futebol de todo o mundo. Além disso, Chamartín possui belos parques, como o Parque de Berlín, e uma grande oferta de restaurantes e bares.

CURIOSIDADE: Um ano depois da queda do Muro de Berlim, que acontecem em 9 de novembro de 1989, a Alemanha entregou a Madrid 3 fragmentos dele, que hoje estão expostos na zona norte do parque. As peças, com 5 metros de altura e 1,20 metros de largura, foram adquiridas por 9 milhões de pesetas, o que equivale a cerca de 54.000 euros.

Arganzuela

Ao sul de Madrid, Arganzuela é um bairro em constante transformação que, por conta da sua proximidade com o rio Manzanares, é famoso por seus amplos espaços verdes, como, por exemplo, o Parque Tierno Galván e o Parque de Madrid Río. Além disso, é neste bairro que fica o moderno espaço cultural Matadero Madrid, um antigo matadouro transformado em centro de arte e eventos.

Malasañas

Malasaña é um dos mais descolados bairros de Madrid, daqueles lugares com uma “aura alternativa”, sabe? Isso fica mais evidente nas diversas lojas vintage, galerias de arte e murais coloridos que dominam a paisagem. Além disso, o lugar é cheio de bares e cafés descolados, bem como de pequenas praças charmosas, como a Plaza del 2 de Mayo.

Chueca

Chueca é um dos bairros mais animados e inclusivos de Madrid, conhecido como o coração da comunidade LGBTQ+ da cidade. Por isso, é óbvio que aqui você vai encontrar muitos bares, restaurantes e lojas super modernas, o que o torna um ponto de encontro popular para moradores e visitantes. Dessa forma, posso dizer que a Plaza de Chueca é o centro social do bairro, e é aqui que eventos e festas acontecem, especialmente durante as celebrações do Orgulho Gay.

Parada LGBTQIA+ de Madrid - Holiday.com

CURIOSIDADE: Madrid é reconhecida como a MELHOR Parada LGBTQIA+ de toda a Europa, como eu falei no meu post sobre “As 10 maiores paradas LGBTQIA+ do mundo“.

Salesas

Salesas é um um local ideal para quem aprecia boutiques de design, lojas de moda e cafés charmosos. Ou seja, estamos falando do, possivelmente, mais elegante dentre os bairros de Madrid. A Plaza de Salesas é seu principal ponto de referência, mas o bairro também abriga o Mercado Barceló, um espaço gastronômico que oferece delícias locais e internacionais.

Conde Duque

Antigamente um antigo quartel militar, o bairro de Conde Duque é, hoje, um centro cultural vibrante, abrigando o Centro de Cultura Contemporânea Condeduque. É aqui que acontecem muitas exposições, concertos e eventos diversos na capital espanhola.

Chamberí

Além da simpática Plaza de Chamberí, o bairro residencial de Chamberí abriga muitas opções gastronômicas. Ou seja, Chamberí é um ótimo lugar para experimentar a vida madrilenha longe da agitação do centro.

Plaza de Chamberi Madrid - Wikipedia

Princesa

O bairro de Princesa é uma área vibrante e central de Madrid, conhecida por sua proximidade com algumas das principais atrações da cidade. Por exemplo, ele fica perto do Parque do Oeste e ao famoso Templo de Debod, esse lindo museu com fragmentos do Templo de Assuã, no Egito. Ou seja, um ótimo lugar para desfrutar de espaços verdes e vistas panorâmicas. No entanto, talvez seu maior destaque seja a Calle de Princesa, onde você encontra diversas lojas, cinemas e opções de restaurantes.

Castellana

Apesar de ser um centro de negócios, Castellana abriga algumas atrações culturais, como o Museu de Ciências Naturais.

Museu Nacional de Ciências Naturais Madrid - Cultural Heritage Online

Casa de Campo

Casa de Campo em Madrid - Madrid

Antigamente uma reserva real, a área de Casa de Campo consiste em um vasto parque urbano que também é considerado um dos bairros mais verdes de Madrid. O parque oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre, além de um lago onde é possível alugar pedalinhos e relaxar à beira da água. Além disso, é aqui que ficam o Zoo Aquário de Madrid e o Parque de Atraciones de Madrid, o que o torna um destino ideal para famílias.

Tetuán

Originalmente um assentamento muçulmano, Tetuán mantém uma mistura de culturas que se reflete em sua arquitetura e gastronomia. Por isso, o Mercado de Maravillas é, desde 1940, uma de suas principais atrações, incluindo desde restaurantes chineses até representantes das iguarias peruanas dentre suas mais de 200 barracas. Além disso, a vida noturna daqui é super agitada, atraindo jovens de todos os bairros de Madrid!

Em suma, explorar os bairros de Madrid é uma oportunidade de vivenciar a rica tapeçaria cultural da cidade. Cada área, com sua singularidade, oferece algo especial, seja na arquitetura, na gastronomia ou nas experiências locais. Você vai descobrir que Madrid é mais do que apenas um destino turístico, é uma cidade que pulsa com vida e diversidade (e nós somos completamente apaixonados)!

Veja também meus outros posts sobre a Espanha:

Informações sobre a Espanha 

As 17 regiões da Espanha

Como funciona o transporte na Espanha

Principais Destinos Turísticos da Espanha

Dicas para visitar a Espanha

Você também pode gostar...