Espanha – As 17 Regiões dos Vinhos da Espanha

Os vinhos da Espanha são famosos por sua diversidade e qualidade, representando uma parte importante da rica cultura vinícola mundial. Com regiões que vão desde La Rioja até a Ribera del Duero, a Espanha oferece vinhos que encantam desde apreciadores casuais até os maiores especialistas. Neste post, eu vou te contar quais são as regiões produtoras do país, bem como suas características únicas e as uvas que tornam os vinhos espanhóis tão especiais.

Regiões de Vinhos da Espanha

A Espanha possui um sistema que divide suas regiões produtoras de vinhos em áreas menores, cada uma com suas particularidades em termos de terroir e, até mesmo, estilo de vinho. Neste contexto, existem as DO (Denominações de Origem), ou, então, DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), e as VP (Vinos de Pago). Ou seja, dentro de cada região vinícola você ainda pode se aprofundar ainda mais e conhecer essas sub-regiões.

Por exemplo, na Andaluzia, temos as DOs de Jerez-Xérès-Sherry e Montilla-Moriles, que produzem vinhos fortificados. Enquanto isso, em Castela e Leão, encontramos as DOs de Ribera del Duero e Rueda, famosas por seus vinhos tintos e brancos de alta qualidade, respectivamente. Eu vou te contar quais são algumas dessas DOs em cada região, quer dizer, pelo menos as mais importantes.

Antes disso, dá uma olhadinha no mapa abaixo que ilustra as regiões vinícolas da Espanha, tanto na parte continental do país, quanto nos seus territórios insulares (Canárias e Ilhas Baleares). Você também vai ver as indicaçõoes das DOPs e das IGPs.

Andaluzia

A região da Andaluzia, no sul da Espanha, é uma das regiões mais famosas do mundo em termos de vinhos fortificados. Isto porque o clima quente e seco favorece a produção de vinhos intensos e de alta graduação alcoólica. Por isso, suas DOPs produzem vinhos únicos com estilos inconfundíveis:

Mapa Vinhos Andaluzia - Vineyards.com
  • Condado de Huelva: O seu forte são os vinhos brancos secos e doces, com destaque para as uvas Zalema e Palomino Fino.
  • Jerez-Xérès-Sherry: Ainda que seja o lar do famoso vinho fortificado Sherry (Jerez), aqui os estilos variam bastante, desde vinhos secos, como o Fino e o Manzanilla, até os doces, como, por exemplo, o Pedro Ximénez.
  • Manzanilla-Sanlúcar de Barrameda: Produz exclusivamente o Manzanilla, um tipo de Sherry fino com características únicas por conta do envelhecimento próximo ao mar.
  • Málaga: A região é famosa por seus vinhos doces de sobremesa, feitos principalmente com as uvas Moscatel e Pedro Ximénez.
  • Montilla-Moriles: A área foca em vinhos doces e encorpados de estilo semelhante ao Jerez, e tem a uva Pedro Ximénez como sua estrela.

Aragão

Mapa Vinhos Aragão - Vineyards.com

A região de Aragão, situada no nordeste da Espanha, é uma região montanhosa e, por isso, repleta de vinhedos de altitude. Os vinhos tintos robustos feitos com a uva Garnacha são o destaque da região, juntamente com vinhos brancos frescos.

  • Calatayud: Famosa por seus vinhos tintos robustos que se valem da uva Garnacha cultivada em altitudes elevadas.
  • Campo de Borja: Conhecida como “El Imperio de la Garnacha”, a região produz tintos potentes.
  • Cariñena: Uma das mais antigas DOs da Espanha, famosa por vinhos tintos feitos tanto a partir da uva Cariñena (Carignan), quanto da Garnacha.
  • Somontano: Produz uma grande diversidade de vinhos, com destaque para uvas internacionais, como, por exemplo, Cabernet Sauvignon, além das locais Parraleta e Moristel.

Astúrias

Em compensação, a produção de vinho nas Astúrias, na costa norte da Espanha, é mais limitada. Ela foca, principalmente, nos vinhos locais de alta qualidade feitos com uvas autóctones, ou seja, que só existem lá, como a Albarín.

Mapa Vinhos Asturias - Vineyards.com
  • Cangas: Ainda que não seja tão conhecida, esta pequena região tem tradição de vinhos tintos robustos, que levam, na maioria das vezes, uvas Mencía e Albarín Negro.

Ilhas Baleares

As Ilhas Baleares têm um clima mediterrâneo perfeito para a produção de vinhos frescos e elegantes, tanto tintos, quanto brancos. A produção é pequena, mas de alta qualidade, com destaque para os vinhos da ilha de Mallorca.

Mapa Vinhos Ilhas Baleares - Vineyards.com
  • Binissalem-Mallorca: Os vinhos tintos são os mais famosos da região, especialmente as produções com as uvas autóctones (ou seja, que só existem lá) Manto Negro e Callet. O resultado são vinhos frutados e elegantes.
  • Pla i Llevant: A região aposta na diversidade de estilos, com vinhos brancos frescos, tintos robustos e, até mesmo, espumantes. No entanto, apesar dessa diversidade, a uva Prensal Blanc domina as produções.

Canárias

As Ilhas Canárias, de clima subtropical, produzem vinhos únicos por conta da intensa atividade vulcânica das ilhas. Além disso, a região é conhecida por suas variedades de uvas super antigas.

  • Tacoronte-Acentejo: A primeira DOP da ilha de Tenerife é famosa por seus vinhos tintos com a uva Listán Negro.
  • Abona: Esta DO é especialista em vinhos brancos frescos feitos, principalmente, da uva Listán Blanco.
  • Lanzarote: Usa cinzas vulcânicas de forma única na produção de vinhos brancos elegantes com a uva Malcasía Volcánica.

Cantábria

Localizada na costa norte, a região da Cantábria tem uma pequena, mas crescente, produção vinícola, principalmente de vinhos frescos e leves. Ou seja, vinhos ideais para o clima constantemente úmido da região.

Mapa Vinhos Cantabria - Vineyards.com
  • Costa de Cantabria: Produz vinhos brancos leves e frescos, principalmente da uva Hondarrabi Zuri, pois ela é abundante na costa atlântica.
  • Liébana: Região montanhosa com vinhos potentes e complexos, tanto tintos, quanto brancos.

Castela e Leão

Castela e Leão é uma das regiões vinícolas mais importantes da Espanha. Aqui se produz alguns dos melhores vinhos tintos do país, especialmente em áreas como Ribera del Duero e Toro. Além disso, a região também se destaca pela produção de vinhos brancos de alta qualidade.

Mapa Vinhos Castela e Leão - Vineyards.com
  • Ribera del Duero: Produz alguns dos tintos mais prestigiados da Espanha, baseados na uva Tempranillo, conhecida localmente como Tinto Fino.
  • Toro: Famosa por seus vinhos intensos feitos com Tinta de Toro, uma variação da uva Tempranillo.
  • Rueda: Especializada em vinhos brancos, particularmente com a uva Verdejo.
  • Bierzo: Conhecida por seus vinhos tintos elegantes feitos a partir da uva Mencía.

Castela-La Mancha

Mapa Vinhos Castela-La Mancha - Vineyards.com

Castela-La Mancha é a maior região vinícola da Espanha e, quiçá, uma das maiores do mundo. Com vastas planícies e um clima predominantemente quente, a região produz grandes volumes de vinho, com destaque para vinhos tintos robustos e brancos frescos.

  • La Mancha: A maior DO de toda a Espanha, conhecida não apenas pela produção em grande escala, mas, também, por vinhos de altíssima qualidade, incluindo tintos de Tempranillo e brancos de Airén.
  • Valdepeñas: Famosa por seus vinhos tintos potentes, especialmente os feitos com a Tempranillo, conhecida localmente como Cencibel.

Catalunha

A região da Catalunha, no nordeste da Espanha, é lar de uma diversidade de estilos de vinhos, ainda que seja mais famosa por seus espumantes Cava e pelos tintos encorpados de Priorat. Naturalmente, essa fartura de uvas e tipos de vinhos se deve (e muito) ao propício clima mediterrâneo.

Mapa Vinhos Catalunha - Vineyards.com
  • Priorat: Famosa por seus vinhos potentes, principalmente feitos de Garnacha e Cariñena.
  • Penedès: Além de ser o coração da produção de Cava, o famoso espumante espanhol, também produz vinhos tintos e brancos de alta qualidade.

Extremadura

A região de Extremadura, na fronteira com Portugal, tem uma tradição vinícola mais recente, mas, mesmo assim, crescente. O clima quente da região favorece a produção de vinhos tintos potentes, além de vinhos brancos frescos.

  • Ribera del Guadiana: Produz uma variedade de vinhos, incluindo tintos encorpados de Tempranillo e brancos frescos de Cayetana.
Mapa Vinhos Extremadura - Vineyards.com

Galícia

Mapa Vinhos Galícia - Vineyards.com

A Galícia, no noroeste da Espanha, é conhecida pelos seus vinhos brancos frescos, especialmente os produzidos com a uva Albariño. O clima úmido e frio influencia a produção de vinhos leves e elegantes.

  • Rías Baixas: Famosa pelos vinhos brancos frescos feitos com a uva Albariño, ele são ideais pra acompanhar frutos do mar.
  • Ribeira Sacra: Por falar em vinhos elegantes, é nestas encostas íngremes que você os encontra, principalmente os que usam a uva Mencía.

Madrid

Madrid, a capital da Espanha, também é uma região vinícola que segue crescendo a cada dia. Nos arredores da cidade, vinhedos em altitudes elevadas produzem vinhos cheios de “personalidade”, tanto tintos e brancos, quanto espumantes.

  • Vinos de Madrid: A DO de Madrid tem ganhado notoriedade por seus vinhos tintos de Garnacha e brancos de Malvar.
Mapa Vinhos Madrid - Vineyards.com

Múrcia

Mapa Vinhos Murcia - Vineyards.com

Murcia, no sudeste da Espanha, é uma região quente e seca, ideal para a produção de vinhos tintos encorpados, especialmente com a uva Monastrell.

  • Jumilla: Produz vinhos tintos potentes e frutados, com a uva Monastrell (Mourvèdre) dominando a produção.
  • Bullas: Também famosa por vinhos de Monastrell, seus vinhos tem, geralmente, um grande frescor.

Navarra

Por ter um clima que varia bastante, Navarra, no norte da Espanha, é uma região super versátil. Por isso, ela é conhecida tanto pelos seus vinhos tintos de estilo moderno, quanto pelos vinhos rosés frescos.

  • Navarra: Ainda que, historicamente, todos a conheçam por seus rosés, a região também produz tintos robustos com Tempranillo e Garnacha.
Mapa Vinhos Navarra - Vineyards.com

La Rioja

La Rioja é, sem dúvida, a região vinícola mais famosa da Espanha, e uma das mais famosas do mundo! Seus vinhos tintos, especialmente os de uva Tempranillo, são reverenciados mundialmente por sua qualidade e, também, pelo seu processo de envelhecimento em barricas de carvalho.

Mapa Vinhos La Rioja - Vineyards.com
  • Rioja: A região vinícola mais famosa da Espanha produz, principalmente, tintos de Tempranillo com grande potencial de envelhecimento.

País Basco

O País Basco é conhecido principalmente por seus vinhos Txakoli, que são brancos ligeiramente espumantes, com uma acidez perfeita pra acompanhar os frutos do mar da região.

  • Txakolina: Produz o famoso vinho leve e frisante Txakoli, geralmente branco e feito com a uva Hondarrabi Zuri.
Mapa Vinhos País Basco - Vineyards.com

Valência

Mapa Vinhos Valencia - Vineyards.com

A região de Valência, na costa leste da Espanha, combina o incrível clima mediterrâneo com os vinhedos em altitudes elevadas pra produzir vinhos tintos e brancos de excelente qualidade. Dentre os vinhos tintos da região, a uva Bobal ocupa um lugar de destaque.

  • Alicante: Conhecida por seus vinhos doces de sobremesa, como o Fondillón, além de tintos encorpados de Monastrell.
  • Utiel-Requena: Produz vinhos tintos robustos, com destaque para a uva “local” Bobal.

Vinos de Pago (VP) – Denominações exclusivas para vinícolas de excelência

Como eu falei lá no início deste post, além das DOs, a Espanha possui a categoria Vino de Pago, que reconhece vinícolas específicas pela sua qualidade excepcional. Ou seja, estamos falando de vinhos “fora do comum” em um lugar que só se tem vinhos incríveis… Pense na qualidade disso!

Então, eu vou listar alguns “vinos de pago” pra deixar vocês em estado de alerta caso estejam planejando passar por essas bandas:

  • Pago de Arínzano (Navarra)
  • Pago de Otazu (Navarra)
  • Pago de Aylés (Aragão)
  • Pago Calzadilla (Castela-La Mancha)
  • Pago Casa del Blanco (Castela-La Mancha)
  • Pago Campo de la Guardia (Castela-La Mancha)
  • Pago Dehesa del Carrizal (Castela-La Mancha)
  • Pago Dominio de Valdepusa (Castela-La Mancha)
  • Pago Florentino (Castela-La Mancha)
  • Pago Finca Élez (Castela-La Mancha)
  • Pago Guijoso (Castela-La Mancha)

A diversidade dos vinhos da Espanha reflete a rica história do país e sua geografia super variada. Por isso, cada região traz características únicas aos vinhos produzidos. Seja explorando os vinhos encorpados de La Rioja, os espumantes frescos da Catalunha ou os vinhos mais intensos da Andaluzia, os vinhos espanhóis oferecem uma experiência inesquecível para todos os paladares.

Veja também meus outros posts sobre a Espanha:

Informações sobre a Espanha 

As 17 regiões da Espanha

Como funciona o transporte na Espanha

Principais Destinos Turísticos da Espanha

Dicas para visitar a Espanha

Você também pode gostar...