A Espanha é um país que se destaca não só pela sua cultura e história ricas, mas também por sua gastronomia diversa. Quando falamos dos pães da Espanha, então, a variedade é, além de ampla, deliciosa. De receitas rústicas e tradicionais, até pães doces mais elaborados, cada um reflete as diferentes regiões e suas tradições. Neste post, vou tentar te mostrar alguns dos principais pães da Espanha pra você saber o que tem que procurar durante a sua viagem!
Pães “salgados”
Pan Gallego
O Pan Gallego é um dos mais tradicionais pães da Espanha, mais especificamente da região da Galícia. Ele se destaca por sua crosta crocante e miolo macio, com sabor levemente ácido devido ao processo de fermentação natural. Esse pão é perfeito pra acompanhar os pratos regionais, como, por exemplo, frutos do mar e embutidos.
Mollete
Embora seja geralmente associado à cidade de Antequera, este pão macio e levemente achatado é tradicional por toda a região da Andaluzia. Sua textura é bastante suave, por isso é fácil se lembrar dos pães de leite que temos no Brasil. No entanto, na Espanha ele é geralmente consumido no café da manhã com azeite de oliva, tomate e presunto ibérico.
Pan de Cea
No caso do pan de cea, ele não é apenas um clássico da região da Galícia, mas, sim, um pão artesanal protegido por Denominação de Origem. Ele usa farinha de trigo de alta qualidade e passa por um longo processo de fermentação, seguido de um cozimento em forno a lenha. Portanto, é daí que vem a sua crosta grossa e seu interior mais denso, ideal para acompanhar refeições mais encorpadas.
Hogaza
A hogaza é um pão rústico típico de várias regiões do centro da Espanha, no entanto, ele é especialmente tradicional em Castela e Leão. Com uma crosta espessa e miolo compacto, é perfeito para fazer torradas ou acompanhar sopas e guisados.
Coca
Tradicional tanto na Catalunha, quanto nas Ilhas Baleares, o pão de coca pode ser salgado ou doce. Em sua versão salgada, ele se parece bastante com uma focaccia, com as mais diversas coberturas, desde vegetais e anchovas, até embutidos. Enquanto isso, a versão doce pode ser coberta com açúcar e frutas secas.
Pan de cristal
O pan de Cristal é famoso por sua crosta fina e crocante e miolo quase inexistente, cheio de buracos grandes. Originário da Catalunha, ele é muito usado para fazer o famoso pan con tomate, uma entrada simples, mas deliciosa e bastante comum no país todo.
Pan de aceite
Este representante dos pães da Espanha é típico da região da Extremadura e, como o nome sugere, leva uma boa quantidade de azeite de oliva em sua massa. Por isso, ele tem uma textura macia e um leve sabor de azeite, o que o torna ideal pra acompanhar as tradicionais tapas.
Pães “doces”
Ensaimada
A ensaimada é um pão doce em forma de espiral que é típico das Ilhas Baleares, mais especificamente, da ilha de Maiorca. Você pode encontrar essa massa leve e folhada em seu modo mais simples, ou, então, recheada com creme, abóbora caramelizada (conhecida como cabello de ángel) ou chocolate. Além disso, é comum encontrar essa guloseima toda salpicada com açúcar de confeiteiro. Então, nenhuma surpresa em porque muitos a consideram até uma sobremesa espanhola (como eu contei neste meu post aqui)!
Roscón de Reyes
Esta rosca decorada com frutas cristalizadas e açúcar é típica do Dia de Reis, uma data muito bastante celebrada pelos espanhós no início de janeiro. Além disso, o pão costuma ser aromatizado com água de flor de laranjeira e, muitas vezes, é recheado com creme ou chantilly.
CURIOSIDADE: É bastante comum esconder pequenas surpresas no interior da rosca pra presentear amigos e familiares (especialmente as crianças).
Torta de Aceite
Diferentemente do pan de aceite, a torta de aceite é um pão doce e crocante típico da Andaluzia, mais especificamente de Sevilha. Ainda que seja feita com azeite de oliva, sua massa é fina e levemente adoçada, o que é ainda mais acentuado depois de ser polvilhada com açúcar e sementes de anis. Geralmente, ela cai muito bem com um cafézinho.
Mona de Páscua
A Mona de Pascua é um pão doce típico da Páscoa em algumas regiões da Espanha, como, por exemplo, a Catalunha. No entanto, essa tradição é ainda mais forte na cidade de Valência. A massa é semelhante à de um brioche, sendo que, na maioria das vezes, ainda são adicionados ovos cozidos coloridos ou de chocolate. Por fim, açúcar e amêndoas são salpicados no topo pra deixar tudo ainda mais bonito. Por isso, a mona de pascua é um presente típico entre padrinhos e afilhados durante a celebração pascal.
Panquemado
O panquemado, ou toña, como preferem chamar alguns espanhóis, é típico da região de Valência, especialmente durante a Páscoa. De textura densa e com o topo levemente caramelizado, a marca registrada desse pão é a sua crosta dourada e crocante.
Sobao Pasiego
O Sobao Pasiego é um bolo amanteigado típico da Cantábria, no entanto, ele também é considerado um pão doce por conta da sua textura. A receita leva doses generosas de manteiga, açúcar e ovos, o que garante um sabor riquíssimo. Ainda que muitos prefiram apreciá-lo com um cafezinho ou um chá, ele também vai super bem com um belo copo de leite.
Tarta de Santiago
Embora seja, tecnicamente, uma torta (como o próprio nome já diz), esta iguaria popular da Galícia pode, também, se classificar como um pão doce por conta da sua massa à base de amêndoas. Junte a isso a sua cobertura com açúcar de confeiteiro e a decoração com a cruz de Santiago.
Palmeras de Huevos
As Palmeras de Huevo são massas folhadas em formato de coração, cobertas por uma generosa camada de glacê de gema de ovo. Muito populares em padarias por toda a Espanha, essas delícias crocantes e doces são a combinação ideal de massa leve e cobertura rica.
DICA: Pra quem estiver pensando em passear por Sevilha, vá ao Horno San Buenaventura (mais especificamente, na primeira filial deles que fica na rua Carlos Cañal), pra experimentar a melhor Palmera de Huevos da sua vida! Nós fomos lá todos os dias que estivemos na cidade e pudemos experimentar as três versões deles, ou seja, a palmera de “huevo” (ovo), de chocolate e bicolor (metade ovo, metade chocolate). Ahn: se quiser fechar com chave de ouro, peça também uma “tostada con jamón y queso“. De nada!
Enfim, era de se esperar que sua enorme diversidade cultural se refletisse nos pães da Espanha. Das regiões costeiras às montanhas do interior, cada área traz suas próprias tradições e sabores únicos para a mesa. Portanto, ao provar esses pães, você estará, também, mergulhando em uma parte importante da identidade do país. Espero que esse meu post tenha te deixado com ainda mais vontade de visitar a Espanha! 😉
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha