A Espanha é conhecida não só por sua rica cultura e paisagens incríveis, mas também por sua deliciosa gastronomia. E quando o assunto são as sobremesas espanholas, é impossível não se encantar com a diversidade de sabores e tradições que variam de região para região. Desde clássicos como a famosa crema catalana até iguarias regionais menos conhecidas, o país oferece opções irresistíveis que vão agradar qualquer paladar.
Crema Catalana
A crema catalana é uma das sobremesas mais emblemáticas da Catalunha. Feita à base de gemas, açúcar e leite aromatizado com canela e casca de limão, ela se destaca por sua crosta de açúcar caramelizado que é quebrada logo antes de ser servida. Portanto, nada mais natural que fazer uma comparação mental entre ela e o crème brûlée francês.
CURIOSIDADE: Ainda que você entre crema catalana durante todo o ano nas confeitarias catalãs, ela é tradicionalmente consumida no dia de São José.
Churros com chocolate
Os churros com chocolate são um clássico em toda a Espanha, especialmente no café da manhã ou lanche da tarde. À primeira vista, ainda que se parece bastante com os nossos churros, quando você experimenta a sobremesa espanhola, você nota uma distinção. Além disso, na Espanha os churros são, geralmente, polvilhados com açúcar e servidos com um denso chocolate quente pra você mergulhar sua guloseima.
DICA: É comum ver espanhóis saboreando churros após festas noturnas, uma tradição que transformou essa sobremesa em uma verdadeira instituição no país. Será que a guloseima, além de gostosa, ainda evita ressaca?
CURIOSIDADE: Embora os churros sejam mais conhecidos, eles tem um sósia que, muitas vezes, confunde o turista mais desavisado que acha que é tudo a mesma coisa. Deixe o seu espírito de 5ª série aflorar e se permita experimentar as “porras” com chocolate. Ainda que se pareça muito com seu primo popular, a porra é maior e mais macia que o churros. No entanto, elas não são tão crocantes, mas também são comumente mergulhados em chocolate derretido. Segundo os profundos conhecedores, a diferença entre os dois se deve aos diferentes fermentos e farinhas, que alteram a consistência da massa. Além disso, os espanhóis usam azeite de oliva pra fritar as porras, o que, por si só, já garantiria um sabor diferentes dos churros, que usam óleos vegetais.
Torrijas
Depois de mergulhar o pão “dormido” no leite com açucar, basta uma passadinha no ovo antes de fritá-lo até ficar dourado e, por fim, polvilhar açucar e canela sobre ele. Ou seja, estamos falando de uma versão espanhola da rabanada, que é, tradicionalmente, consumida durante a Páscoa.
Além disso, algumas variações regionais usam vinho em vez de leite, adicionando um sabor mais intenso às torrijas. No entanto, embora as torrijas sejam mais populares na Páscoa, muitos espanhóis as consomem durante todo o ano. Afinal, não tem hora certa pra ser feliz, não é mesmo?
Leche frita
Esta é uma das mais tradicionais sobremesas espanholas ainda que, à primeira vista, pareça algo trivial ou muito simples. A leche frita surpreende pela sua combinação única de texturas. A receita consiste em uma base de leite, açúcar e farinha que, depois de cortada em quadrados, é frita até formar uma crosta dourada. Ou seja, pense no contraste incrível entre a crocância do exterior e o interior cremoso. Além disso, cada família tem sua própria receita, o que torna essa sobremesa ainda mais especial.
Polvorones e Mantecados
Típicos da época natalina, estes são biscoitos secos e amanteigados são mais comuns na Andaluzia. Levando farinha, açúcar e manteiga, essas delícias trazem uma textura “arenosa” que se desfaz na boca e, por isso, originaram o nome “polvorón” (de “pó”). Enquanto, antigamente, a sobremesa era preparada com o toque especial de cada família, hoje, eles são vendidos em toda a Espanha, especialmente durante o Natal.
Flan
O flan é uma das sobremesas espanholas mais clássicas, no entanto, ele já ganhou corações pelo mundo todo. Um mistura de de ovos, leite e açúcar, que depois é levado ao fogo em banho-maria e servido com uma calda de caramelo. Entretanto, a receita pode variar dependendo da região do país. Por exemplo, há lugares que adicionam licores pra dar um toque especial.
Arroz con leche
Essa versão de arroz doce é outra das sobremesas espanholas amplamente apreciada em todo o país. O arroz vai ao fogo baixo com leite, açúcar e canela até atingir uma textura cremosa. De maneira geral, é servido com um pouco de canela em pó por cima. No entanto, em algumas regiões, a tradição é aromatizar o arroz con leche com casca de limão ou laranja, o que dá um toque cítrico à sobremesa.
Buñuelos
Sabe bolinho de chuva? Pois bem, os buñuelos são pequenos bolinhos fritos idênticos a ele. No entanto, essa é outra daquelas sobremesas espanholas que variam bastante em sabor e apresentação de uma região pra outra. Por exemplo, você pode encontrar buñuelos recheados com creme, chocolate, ou, até mesmo, com ingredientes salgados. Apesar de serem consumidos o ano todo, ele ficam ainda mais populares durante a Semana Santa e o Dia de Todos os Santos.
Huesos de santo
Os huesos de santo são sobremesas espanholas tradicionais do Dia de Todos os Santos. A massa é de marzipã e o recheio é de doce de ovos. Eles tem formato alongado e esbranquiçado e, por isso, levam o nome de “ossos de santo”. Apesar disso, sua aparência em nada representa a textura super macia e o sabor doce, um verdadeiro deleite pra quem experimenta.
DICA: Entretanto, algumas variações modernas incluem outros sabores no recheio, como chocolate ou frutas.
Pestiños
Esta iguaria consiste em uma massa de trigo frita em azeite de oliva, que, além disso, leva açúcar ou mel. Na Andaluzia, principalmente, na Páscoa e no Natal, os pestiños são frequentemente acompanhados por um bom copo de vinho doce, o que torna a experiência ainda mais deliciosa.
Ensaimada
A ensaimada é um doce de massa folhada em formato de espiral com açucar de confeiteiro por cima. Ainda que seja originário de Maiorca, ele já conquistou toda a Espanha. Além disso, ela pode ser consumida tanto em sua forma mais simples, quanto recheada com creme, chocolate ou, até mesmo, doce de abóbora.
CURIOSIDADE: A ensaimada tem origens que remontam aos tempos em que Maiorca fazia parte do império árabe.
Bizcocho borracho
O bizcocho borracho é um bolo esponjoso embebido em uma calda de licor, que, geralmente, é de rum ou vinho doce. Ou seja, é justamente esse toque de “álcool” que confere à sobremesa um sabor rico e intenso. Além disso, o nome “borracho” (bêbado) vem exatamente dessa quantidade generosa de “calda alcoólica” que o bolo leva. No entanto, este alto teor alcoólico não diminui o amor dos espanhóis (adultos) pela sobremesa em todo o país.
Flores extremeñas
Este exemplar das sobremesas espanholas é típico da região de Extremadura. No entanto, nos dias de hoje, elas também são comuns em outras regiões do país. Elas levam esse nome por conta do seu formato. Ou seja, além de toda a sua crocância e leveza, elas ainda embelezam a mesa dos espanhóis.
Yemas de Santa Teresa
Tradicional da cidade de Ávila, as Yemas de Santa Teresa são um doce super tradicional que é conhecido por sua simplicidade e sabor inconfundível. A sobremesa leva gemas de ovo e açúcar, e a sua textura é suave, quase se desmanchando na boca. Além disso, elas são vendidas em caixinhas decoradas que, muitas vezes, acabam servindo como “lembranças “souvenir” da cidade.
CURIOSIDADE: Reza a lenda que esta receita remonta aos tempos de Santa Teresa de Ávila, no entanto, nenhum pesquisador jamais conseguiu comprovar este fato.
Natas vaqueiras
As natas vaqueiras são uma sobremesa tradicional das Astúrias, ainda mais entre as comunidades vaqueiras. Como o próprio nome diz, esses doces levam bastante nata, além de açúcar e farinha, e são perfeitos pra acompanhar um café ou chá.
Torta de Santiago
A Tarta de Santiago é uma torta de amêndoas originária da Galícia, que, como o próprio nome já diz, surgiu como uma homenagem ao padroeiro da Espanha, São Tiago. Além disso, esta torta de amêndoas, açúcar e ovos é super fácil de reconhecer porque os confeiteiros a enfeitam com uma cruz de Santiago de açúcar no topo.
CURIOSIDADE: Reza a lenda que peregrinos do Caminho de Santiago carregavam a torta para repor suas energias durante as longas caminhadas. De qualquer maneira, o doce é servido aos peregrinos que completam o percurso até a cidade de Santiago de Compostela.
A rica variedade de sobremesas espanholas nada mais é que um reflexo da diversidade cultural e regional do país. Cada sobremesa conta uma história e, portanto, se você está planejando uma visita à Espanha, elas são uma maneira deliciosa de saborear a herança cultural do país. Se prepare pra uma verdadeira jornada de sabores, onde cada mordida revela um pedacinho da história espanhola. Bon appétit!
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha