Categories Destinos Europa França

França – Como funciona o transporte na França

Compreender o sistema de transporte em um país diferente do seu pode ser um desafio, especialmente se você não fala a língua local. O transporte na França é mundialmente reconhecido por sua eficiência e diversidade, oferecendo várias opções para se locomover pelo país.

Quer você esteja explorando as ruas charmosas de Paris, viajando pelas pitorescas regiões vinícolas ou navegando pelas majestosas paisagens alpinas, a França oferece uma variedade de meios de transporte que tornam a viagem confortável e acessível. Vamos descobrir as melhores formas de se deslocar por este encantador país!

Transporte na França: Ônibus dentro das Cidades

O sistema de ônibus na França é extenso e cobre tanto áreas urbanas quanto rurais. Eles podem ser administrados a nível municipal (nos casos das grandes cidades) ou regional (quando se trata de pequenas cidades e vilarejos).

Transporte na França: os ônibus nas cidades - France Travel Blog

Algumas das operadoras de ônibus que atendem as maiores cidades da França são:

Transporte na França: ônibus noturno em Paris - Flickr

DICA: Cidades maiores, como Paris e Lyon, operam um serviço noturno de ônibus. Em Paris, o ônibus noturno Noctilien opera sete dias por semana, com ônibus funcionando das 00h30 às 05h30. Em Lyon, os ônibus noturnos Plein Lune podem levá-lo do centro da cidade para casa entre quinta e domingo, da 01h00 às 04h00.

Bilhetes de Ônibus

Você pode comprar os ingressos com antecedência em uma máquina no próprio ponto de ônibus, em uma “tabacaria” local (tabac) ou diretamente com o motorista. Os bilhetes estão disponíveis para viagens simples ou múltiplas e você deve validá-los ao entrar no ônibus.

ALERTA: Se for apanhado com um bilhete não validado, corre o risco de uma multa pesada de até 180 euros.

Tabac - Adobe Stock

CURIOSIDADE: O Tabac está frequentemente no centro da vida comunitária, normalmente abrindo cedo (os trabalhadores podem reunir-se para um café antes do trabalho) e fechando tarde (uma pequena bebida para terminar o dia). Pense em cafés, casas de apostas, bancas de jornal e bares, tudo em um só, com um pouquinho mais também!

Transporte na França: Ônibus Intermunicipais, Regionais e Internacionais

A França é um dos maiores países da Europa e as distâncias entre as suas principais cidades podem ser surpreendentemente longas. Embora muitos moradores e visitantes escolham trens de alta velocidade para se locomover pelo país, isso pode não ser possível ou acessível para outras pessoas. Existem várias opções de linhas de ônibus de longas distâncias (intermunicipais), e você pode encontrar todas as informações necessárias nos seguintes sites: BlaBlaCar Bus, Eurolines e Flixbus.

ATENÇÃO: As estações rodoviárias (gare routière) e principais paradas de ônibus francesas estão, em sua maioria, localizadas afastadas do centro das vilas e cidades. Certifique-se de saber para onde está indo com antecedência para não perder o ônibus.

Ônibus de longa distância na França - About-France.com

Viagens internacionais de ônibus para destinos em toda a Europa são super comuns na França. Há diversos sites para consultar rotas, horários e preços, dentre eles o Bus Bud, o GetByBus, o próprio Flixbus e o Omio.

Transporte na França: Redes de Metrô

Em algumas cidades francesas, um dos meios de transporte mais eficientes está bem debaixo dos seus pés: a rede de metrô! Estas redes são, muitas vezes, a forma mais rápida e eficiente de se deslocar nestas cidades. As seguintes cidades possuem sistemas de metrô abrangentes, que conectam não só os principais pontos no centro urbano (e turístico), mas também os bairros mais afastados:

Transporte na França - Estações de Metrô - NPR
Transporte na França - Metrô de Paris - TripAdvisor

CURIOSIDADE: A rede do Metrô de Paris conta com cerca de 300 estações e cobre a grande maioria dos bairros da capital francesa.

ALERTA: Infelizmente, batedores de carteira podem ser um problema no metrô de Paris, principalmente se você “se parecer” com um turista. Já é de conhecimento de todos (já virou até meme) que uma gangue de meninas “pickpockets” (batedoras de carteira), sempre com uma aparência super “jovens” e vestidas com roupas “da moda”, atua sistematicamente nos metrôs de Paris (mas não não só elas, claro).

Transporte na França - Pickpockets - Le Parisien

Sem nenhum pudor. Sem nenhum medo. Vejam essa notícia aqui que viralizou na época, quando um brasileiro evitou o furto e alertou a todos (no melhor estilo brasileiro de ser) sobre as criminosas. Então, fique de olho em seus pertences O TEMPO TODO.

Transporte na França: Bondes

Transporte na França - Bondes - Gart

Quer combinar as vistas panorâmicas dos ônibus com a eficiência das viagens nos trilhos? Então você provavelmente vai gostar de viajar de bonde na França. Apesar de ter acabado com a maior parte dos seus “elétricos” em meados do século XX, o país fez uma inversão de rota há algumas décadas e hoje é líder mundial em viagens de bonde. Desde 2000, cerca de 20 cidades francesas reabriram as suas malhas de “trams” e revolucionaram a mobilidade local.

Os bilhetes de bonde normalmente podem ser usados em conjunto com outras opções de transporte local (principalmente o ônibus e o metrô), como parte de bilhetes de viagem única ou múltiplas. Você pode comprar os ingressos com antecedência em uma máquina na parada de bonde ou na estação de trem mais próxima.

DICA: Não é possível comprar passagens a bordo do bonde. Portanto, se programe para comprar ANTES e não receber uma multa por estar andando sem um ticket válido.

ATENÇÃO: Uma vez a bordo, você deverá validar seu bilhete. As máquinas ficam em locais bastante visíveis dentro do bonde (geralmente tem cores bem chamativas). Não dobre o seu bilhete, pois as máquinas não vão conseguir fazer a leitura, nem validar a sua viagem.

Transporte na França - Bondes - Validação do ticket - Flickr

Transporte na França: Trens

Com paisagens espetaculares para desfrutar do lado de fora da sua janela, viajar de trem pela França pode ser um dos pontos altos das suas férias. A malha ferroviária francesa é operada pela estatal SNCF, que disponibiliza uma variedade de trens de acordo com as rotas no país:

  • TGV: serviço ferroviário intermunicipal de alta velocidade da França
  • RER: o trem expresso que liga Paris aos subúrbios
  • Trens regionais: trens locais operando entre cidades
  • Intercités (trens intermunicipais): trens que circulam entre cidades não atendidas pela rede TGV

Bilhetes de Trem na França

Dada a grande variedade de serviços ferroviários disponíveis, os preços dos bilhetes de trem podem variar consideravelmente, dependendo do trecho, dia, horário, etc.

Para trens regionais e RER, não há necessidade de reservar sua viagem com antecedência. As tarifas são fixas, portanto não há necessidade de se preocupar em garantir a melhor oferta para sua passagem (site da RATP). Para rotas Intercités de longa distância (como Paris a Toulouse), Intercités Nuit (trens noturnos intermunicipais) e rotas TGV, é obrigatório reservar sua passagem com antecedência (além de garantir uma bela economia nos preços).

Transporte na França: variedade de serviços e rotas de trens no país - Challenges

Você pode comprar tickets na bilheteria da própria estação, no site do SCNF ou através de outras plataformas, como a Omio, a Trainline e a RailEurope.

DICA: A SNCF oferece descontos especiais para passageiros regulares e pessoas com deficiência.

Transporte na França - Trem - Validar o ticket - The Savvy Backpacker

ALERTA: É importante validar sua passagem antes de embarcar no trem; caso contrário, você corre o risco de receber uma multa.

Trens Internacionais

Há muitas rotas ferroviárias internacionais disponíveis a partir da França, com ofertas de trens diurnos e leitos para a maioria dos países europeus (e além). Nas rotas internacionais, os trens são operados por outras empresas que não a SCNF, como, por exemplo, a Eurostar (rotas para Bélgica, Holanda e Reino Unido), a Renfe (rotas para a Espanha), a Trenitalia (rotas para a Itália) e muitas outras.

Você pode também pode consultar e comprar tickets na bilheteria da própria estação ou através de outras plataformas agregadoras, como a Omio, a Trainline e a RailEurope.

Aplicativos úteis para o Transporte na França

Existem vários aplicativos pra te ajudar a usar o transporte na França.

O Citymapper, um app de transporte público super popular no mundo, cobre diversas cidades francesas grandes. Você pode usar o aplicativo para planejar sua viagem, encontrar horários e verificar interrupções.

A Omio é outra excelente opção para viagens mais longas – com ela, pode comparar e reservar diferentes tarifas ferroviárias, rodoviárias e aéreas.

O SNCF Connect (disponível para iOS e Android) fornece mapas integrados, atualizações ao vivo e um planejador de viagem. É uma ótima aposta se você estiver viajando em qualquer tipo de trem, pois abrange o Réseau Express Régional (RER), trens suburbanos, ônibus, Train à grande vitesse (TGV) e trens intermunicipais. Também é possível visualizar rotas de ônibus no aplicativo.

Aplicativos para o transporte na França - The Savvy Backpacker

Acessibilidade no Transporte na França

O transporte público na França é bastante desenvolvido em termos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, ainda que alguns tipos de transporte sejam melhores nesse quesito do que os outros. Para quem tem mobilidade reduzida, os ônibus e os bondes são, sem dúvida, os meios de transporte mais acessíveis no país. Infelizmente, o metrô ainda é um desafio para quem tem mobilidade restrita, já que a maioria das estações só pode ser acessada por escadas.

Acessibilidade no Transporte na França - Expatica

DICA: As operadoras responsáveis pelo transporte em cada uma das cidades/regiões oferecem excelentes descontos e planos de vantagens para quem tiver algum tipo de necessidade especial Consulte o site oficial delas para ter mais informações.

Aeroportos na França

A França tem uma das infra-estruturas de viagens aéreas mais desenvolvidas da Europa, com muitos aeroportos internacionais e locais operando voos todos os dias. Os dois aeroportos franceses mais movimentados podem ser encontrados em Paris: Charles de Gaulle e Orly. Eles recebem voos diariamente dos quatro cantos do mundo, dos destinos mais populares aos mais remotos.

Aeroportos da França - Hindustan Times

Os demais aeroportos franceses, ainda que também recebam números impressionantes de voos, são menores e mais focados mais nas operações regionais, como Nice Côte d’Azur, Lyon-Saint Exupéry e Toulouse-Blagnac.

Táxis na França

Quer você esteja indo para a estação com muitas malas, ou tenha perdido o último metrô para casa, às vezes, um táxi é a melhor (ou única) opção de transporte. Felizmente, a França tem muitos táxis. As autoridades impõem regras rigorosas em relação ao controle de tráfego, à capacidade de passageiros e aos horários de trabalho.

Táxis por todos os lados no transporte na França - The Brussels Times

Em cidades maiores, como Paris e Marselha, normalmente, você pode pegar um táxi na rua facilmente, basta fazer o sinal. Mas de forma geral, você sempre vai encontrar pontos de táxi fora das estações de trem e nos bairros comerciais (e de entretenimento) mais movimentados. Ou você pode ligar para a empresa de e solicitar um carro, algo que costuma ser a única opção para quem está em uma área mais remota do país.

ALERTA: Como em todo lugar do mundo, você vai se deparar com inúmeros táxis ilegais esperando os turistas nas saídas das estações e dos aeroportos. Por isso, sempre se dirija até um ponto de táxi “fixo” ou reserve um com antecedência algum traslado para não estragar a sua viagem logo de cara.

Carros por Aplicativo na França

Para alegria de todos, e felicidade geral da nação de viajantes, os carros de aplicativos também operam em muitas grandes cidades da França. Uma verdadeira bóia de salvação para o pobre turista chegando pela primeira vez em um destino. Entre os mais populares na França estão:

  • Uber: disponível em 13 regiões francesas.
  • Bolt: disponível em 22 cidades francesas, incluindo Paris, Toulouse e Marselha.
  • G7: disponível em mais de 180 cidades francesas.
Carros por aplicativo no transporte na França - HousingAnywhere

Com tantas opções de transporte à disposição, explorar a França é super conveniente e absurdamente agradável, independentemente de suas preferências de viagem. Quer você opte pelo transporte público eficiente ou pelas comodidades do transporte privado, a França oferece infraestrutura e serviços de alta qualidade para tornar sua visita inesquecível. Bon voyage!

Veja também meus outros posts sobre a França:

França – Onde fica e Informações Básicas

França – Dirigir na França

Você também pode gostar...